Organizações Não Governamentais (ONGs).
Entenda a importância das ONGs para o Brasil e como o profissional do Campo de Públicas está preparado para atuar nelas.
Paula Cabral
12/Nov/2019
Organizações Não Governamentais (ONGs) são entidades que oferecem serviços sociais e realizam ações solidárias que abrangem diversas áreas, tais como saúde, educação, cultura, meio ambiente, entre outras. Os serviços prestados por uma ONG não possuem fins lucrativos e não estão ligados ao Estado, embora sua atuação esteja na esfera pública. Além disso, podem ser realizados em âmbito local, estadual, nacional ou internacional. As entidades de ação civil sem fins lucrativos que possuem parcerias com o poder público são chamadas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs).
O terceiro setor se tornou uma grande força econômica. No Brasil, ele representa cerca de 5% do PIB nacional. De acordo com o IBGE, em 2012, existiam mais de 556 mil ONGs e OSCIPs no país. O mercado de trabalho nesse setor, é portanto, grande e promissor.
O profissional que deseja construir uma carreira nesse setor precisa possuir preparo e capacidade para administrar instituições buscando resultados que tangem principalmente à área social. Entre as funções dos profissionais que trabalham em ONGs e OSCIPs estão, por exemplo, a elaboração, monitoramento e execução de projetos e a captação de recursos.
Um perfil generalista, em que o profissional apresenta variadas competências, é desejável para quem deseja trabalhar no setor, já que a maior parte das instituições não são consolidadas economicamente e não possuem uma estrutura sólida de recursos humanos, o que acaba exigindo que os profissionais acumulem funções. Conhecimentos sobre gestão de projetos, formulação de políticas, orçamento e comunicação também são essenciais.
Os cursos do Campo de Públicas oferecem conhecimentos e ferramentas para que esse profissional possa atuar no setor com eficiência. A grade multidisciplinar que os cursos possui proporciona uma formação que possibilita ao profissional obter uma visão crítica e analítica.
Os conhecimentos sobre gestão e planejamento e ferramentas para fazer licitações e fluxogramas são alguns dos saberes ofertados pelos cursos que se mostraram de extrema importância para os profissionais que ingressaram no terceiro setor como gestores. Além disso, habilidades para lidar com temas novos e os valores ensinados possibilitam aos egressos adquirir as competências necessárias para atuar nessas organizações. Sendo assim, profissionais egressos de cursos do Campo de Públicas são muito valorizados nesse setor, pois serem capazes de apresentar a atuação multidisciplinar que as organizações precisam.